Rebobinando filme 127 a partir de 120

Yashica LM 44, Zeiss Ikon Baby Box Tengor e Kodak Baby Brownie

Muitas câmeras interessantes foram desenhadas para receber filmes 127. Porém, esse é um formato que ficou muito difícil de se encontrar. Mas, felizmente, ainda existe o filme 120 que é um pouco maior e pode ser cortado e enrolado em um carretel de 127. O vídeo abaixo mostra o processo completo de como isso pode ser feito. O material necessário é:

  1. Um filme 120 novo e um carretel vazio
  2. Dois carretéis de filme 127
  3. Uma câmera de filme 120 que pode ser sucata
  4. Um aparelhinho feito de madeira que é mostrado no vídeo e explicado mais abaixo.
  5. Uma ripa de madeira com a largura do filme 127 (47 mm) e 1,30 m de comprimento.

Filme 120 e 127

É desejável se ter, além das bobinas, um papel de filme 127 em bom estado. Mas se não for possível, o próprio papel de 120, que será cortado junto com o filme, pode ser marcado para enrolar o 127 como é mostrado mais abaixo.

Vídeo: rebobinando filme 127

O cortador

Aqui você pode ver em detalhes como o cortador é construído. Não há dimensão crítica, exceto a largura da placa base e a posição da lâmina. Na amostra acima eu usei dois parafusos M3 e porcas (~ 1/8 “) para o bloco que permite um ajuste fino na largura do filme (veja vídeo) e um M2 (~ 5/64”) para fixar a lâmina. Há também um pequeno parafuso para a madeira que mostra sua ponta na foto acima.

O que é realmente importante sobre o cortador é que a prancha não deve ficar sobre o trilho interno onde o filme deve correr. Ao mesmo tempo, é importante que ele se encaixe firmemente no lugar e não balance lateralmente, alterando a largura do filme conforme você o avança. Inspecione sua câmera com cuidado e decida a melhor maneira de garantir isso. Normalmente, deve ter a mesma largura do nivelador de filme que você encontra na tampa do corpo da câmera.

Último ponto sobre o cortador: os melhores resultados que você obterá quando a lâmina for colocada logo no início ou no quadro. Isso ocorre porque o filme está bem seguro pela estrutura e não terá espaço para se curvar para baixo e “escapar” do corte pela lâmina.

Medidas do papel protetor do filme 127

 

Ao lado estão esticadas suas tiras de papel protetor uma para filme 127 e a outra para filme 120. A ideia é que você irá marcar os cortes, os início e fim do filme e a numeração das fotos, sobre o filme 120, seguindo o gabarito com as medidas sobre papel do filme 127. Se você tiver um papel protetor original de filme 127, isso não será necessário. Mas caso você precise, além do filme, usar também o papel do 120, essas são as medidas chave.

A necessidade de marcar a numeração vem do fato que em muitas câmeras que usam esse formato o avanço do filme é feito inspecionando-se uma janela onde os números das fotos irão passando.

As medidas estão todas em milímetros e o passo a passo é o seguinte:

  1. Depois de obter a tira de papel protetor com 46 mm de largura estique-a sobre uma mesa com a parte preta voltada para baixo. Use uma fita adesiva que possa ser removida sem estragar o papel (fita crepe azul é o padrão para isso). O corte no filme 120 irá acontecer mais ou menos onde está a linha vermelha na foto ao lado.
  2. Posicione e fixe também na mesa, ao lado da tira que irá marcar e cortar, uma régua, trena ou fita métrica milimetrada. O ideal é que tenha pelo menos 1 metro de comprimento, assim você poderá fazer todas as marcações sem precisar reposicioná-la. Coloque o zero onde quiser começar a sua tira de papel protetor.
  3. A primeira quota é a 136 mm. É onde você deve fazer a marca que indica que dali para frente a tampa da câmera deve ser fechada quando o seu filme for carregado. Normalmente é um triângulo e no corpo das câmeras normalmente é um ponto ou um triângulo também.
  4. A quota 285 mm é onde o filme será fixado com uma fita adesiva no momento de rebobiná-lo. Faça uma marca qualquer aí para poder posicioná-lo com um grampo sobre a régua, conforme você viu no vídeo.
  5. Daí para frente são só marcações dos números das fotos. Os filmes 127 vêm em geral marcados para diversas câmeras. Você, é claro, só precisa marcar para a câmera que irá utilizar. São dois conjuntos de números de 1 a 12 (em azul) ou de 1 a 8 (em preto). Este segundo conjunto é marcado no centro da fita e o primeiro a 9 mm da borda como está indicado na foto ao lado. Mas o ideal é que você inspecione sua câmera para ver de fato onde é que a janela vermelha aparece na largura da fita.
  6. Siga as medidas em milímetros e escreva os números dos quadros. Faça-os em tamanho compatível com o tamanho da janela. Não use tinta vermelha pois a janela, sendo vermelha, poderá dificultar a leitura. Teste antes se a sua caneta é apropriada e dá boa visibilidade e não marca muito o papel.
  7. Por último, marque a quota 900 mm. Esse é o ponto por onde se começa a enrolar o filme, conforme é mostrado no vídeo.
  8. Depois de marcada a numeração, corte a fita no zero e no 1073. Com uma tesoura corte as pontas da fita para que um pedaço no centro da mesma possa ser inserido na fenda no centro da bobina. Isso precisa ser feito nos dois lados.
  9. Agora você já pode fixar sua fita de papel protetor na régua e enrolar uma nova película na bobina.

Comente com um click:
Este artigo foi útil para você? [ratings]

 

2 CommentsLeave a comment

  • Interessantíssimo. A tirinha que sobra quem sabe poderia ser usada ainda, em carretel feito numa impressora 3D, para fazer alguma foto panorâmica.

    • Sim, eu já pensei em colocar mais uma lâmina e cortar uma tirinha para Minox que tem só ~8mm de largura. É verdade que dá dó de jogar fora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.